9.06.2005

Vila de Alpedrinha - Identidade


Orago: São Martinho

População: Cerca de 1.200 habitantes

Actividades Económicas: Agricultura e Comércio

Festas e Romarias: Espírito Santo, Santo António, São João, Mártir São Sebastião, Santo Anjo da Guarda.


Património Cultural e Edificado: Chafariz D. João V, Palácio do Picadeiro, Pelourinho, Cruzeiro, Igreja matriz, Igreja da Misericórdia, Capela do Santo Anjo da Guarda, Capela do Menino de Deus, Capela do Mártir de São Sebastião, Capela de Santa Catarina (do Leão), Capela do Senhor da Oliveira, Capela do Espírito Santo, Capela de Santo António, Edifício dos Paços do Concelho.

Outros locais de interesse turístico: Calçada Romana, Piscinas, Museu de Embutidos da Santa Casa da Misericórdia, Museu de Arte Sacra da Igreja Matriz, Museu Etnográfico da Liga dos Amigos.

Gastronomia: Cabrito Estonado, Leitão Assado, Perdiz de Escabeche, Couves do Lagar, Biscoitos de Azeite, Esquecidos, Empadas, Cristas, Tortas, Lampreias de Ovos.

Artesanato: Embutidos, Trapologia.

Colectividades: Teatro Clube de Alpedrinha, Liga dos Amigos de Alpedrinha, Casa do Povo,  Associação de Caçadores "Os Pangalunas", AZA-Grupo de Bombos "Zabumbas de Alpedrinha", Gardunha Airsoft Team - GAT.
.

Restaurantes: Restaurante "Papo d'Anjo".

Hóteis/Pensões/Apartamentos:  Casas de Alpedrinha "Bungalows" da Qta do Anjo da Guarda.

Cafés/Bares: Café Central, Café Moisés, Café Sintra da Beira, Bar O Álamo, Bar O Cardeal.

Serviços: Ensino do 1º e 2º Ciclos, Creche e Jardim de Infância, Escola de Ensino Primário, Lar de 3ª Idade, Centro de Dia, Escola de Música, Extensão de Saúde/Posto Médico, Farmácia, Instituição Bancária, Bombas de Combustíveis, Estação de Correios/CTT, Serviços de Táxi, Estação de Caminhos de Ferro, Piscinas.

0 Comentários:

<< Página inicial